domingo, 18 de dezembro de 2011

First things first

Esqueci de dar as informações cruciais:





























Aotearoa = New Zealand

É uma das populações menos densas na Terra;

População: 4.3 milhão

População Maori: 14.6% da população total

Area: 268,680 km2





Brevíssima História...


A NZ tornou-se oficialmente uma colonia britanica em 1840, mas o primeiro contato entre os Maori e outras populações foi em 1642 na Golden Bay, no topo da Ilha Sul.

O encontro ocorreu quando os navios do comandante Abel Tasman estavam ancorados na baía e os Maori foram em sua direção para fazer o tradicional desafio: amigos ou inimigos? Mal-entendido isso, o holandês os desafiou, soprando trombetas e foi atacado. Quatro tripulantes foram mortos e Tasman partiu e não voltou, mas o holandês deixou um nome: "Nieuw Zeeland" ou "New Sealand".

127 anos mais tarde, o contato entre Maori e os europeus foi renovado, quando os exploradores James Cook, inglês, e Jean Surville, francês, chegaram. As relações foram mais simpáticas e a exploração continuou, motivada pela ciência, o lucro e a rivalidade pelo poder. Cook fez duas visitas mais entre 1773 e 1777, e houve mais expedições francesas.

Os europeus trouxeram coisas como suínos e as batatas, que beneficiaram os Maori, mas as doenças tiveram o efeito oposto. As estimativas atuais são de que entre 85, 000 e 110, 000 morreram perto do ano de 1769. As Guerras mataram cerca de 20, 000. Em 1840, os Maori tinham sido reduzidos para cerca de 70,000, um declínio de pelo menos 20%.

Em 1840, havia apenas cerca de 2000 europeus na Nova Zelândia, contando com a ‘’favela’’ de Kororareka (agora Russell) como a capital. Em 1850, seis novos assentamentos foram formados com 22,000 colonos. Essas pessoas faziam parte da grande diáspora dos britânicos e irlandeses que também povoram a Austrália e grande parte da América do Norte, mas a mistura NZ foi distinta. Escoceses e Irlandeses foram mais proeminentes na NZ que em outros lugares. O inglês da Nova Zelândia tende a vir de municípios perto de Londres. Pequenos grupos de alemães, escandinavos e chineses fizeram também o seu caminho dentro, embora os últimos têm enfrentado crescente preconceito racial desde a década de 1880, quando a população Pakeha atingiu meio milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário