segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Waitomo Caves

(Fotos são do google e do site por não se pode tirar fotos na caverna)

Os Waitomo Caves Glowworm foram primeiramente exploradas em 1887 pelos Maori locais, Chefe Tane Tinorau acompanhado por um inspector Inglês Fred Mace. A população local Maori sabia da existência das cavernas, mas as cavernas subterrâneas nunca tinha sido bastante exploradas até Fred e Tane investigarem.

Ao entrarem nas cavernas, a primeira descoberta foi a Gruta Glowworm com sua miríade de pequenas luzes brilhantes que pontilham o teto da caverna. Como os seus olhos se adaptaram à escuridão, viram luzes refletindo na água. Olhando para cima, eles descobriram que os pontinhos eram como as luzes de milhares de vaga-lumes.

Fred Mace
Com sua descoberta, eles voltaram muitas vezes para explorar mais, e em uma viagem independente, o Chefe Tane descobriu o nível superior da caverna e um acesso mais fácil. Só depois de muitas visitas subseqüentes que eles descobriramum ponto de entrada em terra. Este é o ponto de entrada usado hoje pelos visitantes.

Em 1889, Tane Tinorau tinha aberto a caverna para turistas. O número de visitantes aumentou e ele e sua esposa Huti começaram a escoltar grupos por uma pequena taxa. Em 1906 a administração da caverna foi assumida pelo governo.

As Caves de hoje - 100 anos depois

Em 1989, quase 100 anos depois, a terra ea caverna foi devolvido aos descendentes dos proprietários originais. Muitos funcionários empregados nas cavernas de hoje são descendentes diretos do Chefe Tane Tinorau e sua esposa Huti.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------








Dois níveis de cavernas

A Catedral Waitomo Caves Glowworm
- Formada mais de 30 milhões de anos atrás;
- Há dois níveis para as Waitomo Caves Glowworm que são 16 metros de distância.
- O nível superior é a maior caverna e é seca, chamado de ''A Catedral'' e inclui a entrada da caverna, e as formações conhecidas como as catacumbas, o órgão de tubos e da Câmara Banquetes. É mundialmente famoso por sua acústica, devida à forma fechada e superfície áspera. Muitos cantores famosos e coros têm realizado aqui e ter ficado encantado com a pureza do som.
- O nível mais baixo consiste de passagens de fluxo e da Catedral, chamado de ''Tomo''. É um eixo de 16 metros de pedra calcária vertical que marca o curso de uma cachoeira antiga. A dramática queda vertical é cuidadosamente iluminadopara mostrar as paredes recortadas e as camadas de calcário.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Geologia de Waitomo

A atividade geológica e vulcânica criou as cavernas que evoluíram ao longo dos últimos 30 milhões de anos.

A FORMAÇÃO DE CALCÁRIO
O calcário foi formado há cerca de 30 milhões de anos atrás, quando a região estava sob o mar. O calcário é uma rocha fóssil composto pelos restos de milhões de animais marinhos, que foram discriminadas pelo mar em pequenas partículas que se estabeleceram lentamente no fundo do mar.

Durante milhões de anos, camada após camada destas partículas de casca grossa empilhadas no fundo do mar e acabaram por ser compactado para criar calcário. Em algumas áreas de Waitomo o calcário é mais de 200 metros de espessura.













DECORAÇÕES DAS CAVERNAS
Uma vez que as cavernas foram formadas, estalactites, estalagmites e decorações outra caverna começou a crescer. Água pingando do teto ou paredes que flui sobre deixa para trás um depósito de cristais de calcário, que define tão duro quanto concreto.

Com o passar do tempo, estes se acumulam para formar decorações bela caverna. Estalactites crescem para baixo do teto e as estalagmites, a partir do chão da caverna. Se eles se juntam eles são chamados de colunas ou pilares e onde eles espiral ao redor, eles são chamados helicti.

Glowworm = Pirilampo
Como se fosse um vaga-lume, passa pela fase de larva e depois se transforma em um inseto voador.
Enquanto se desenvolve, parece um palito de fósforo, se assemelhando um pouco com um verme. Existem muitos tipos diferentes de glowworm. O que existe na Nova Zelândia é arachnocampa Luminosa. "Arachno'' se refere à maneira como esses vaga-lumes capturam insetos voadores, assim como as aranhas fazem. "Campa" significa larva e "Luminosa" significa que produz luz.

O brilho
Um vaga-lume utiliza o seu brilho para atrair e alimentar para queimar seus resíduos. É incandesce de cauda por causa de bioluminescência, que é uma reacção entre os produtos químicos dadas fora pelo glowworm e o oxigênio no ar. Essa reação química produz luz, o qual o glowworm pode controlar através da redução do oxigênio para o órgão luz. Insetos voam em direção à luz e ficam presos nas linhas pegajosas que o vaga-lume trava para baixo, para pegar alimentos. O vaga-lume também utilizar o seu brilho para colocar outras criaturas fora de comê-los.










Por que elas são encontrados em cavernas?
O vaga-lume só pode sobreviver em ambiente úmidos, locais escuros, onde a sua luz pode ser vista. Eles precisam de um teto horizontal, a partir do qual eles podem pendurar suas linhas pegajosas, e um local abrigado onde o vento não os seca ou emaranha suas linhas.

Ciclo de Vida
Ovos Larva-Pupa-Adulto
O ciclo de vida de um vaga-lume é em quatro etapas e demora cerca de 11 meses. Os ovos são colocados nas garras de 30-40 em paredes e tectos.Imediatamente após a eclosão do ovo, a larva emite uma luz, faz um ninho, coloca as linhas e alimentos.

O estágio larval é a fase mais longa da vida da criatura e dura cerca de nove meses. Em seguida, ele se transforma em um casulo e emerge como um inseto alado, parecendo um grande mosquito.

A mosca adulta não vive mais do que alguns dias, pois não tem um sistema digestivo e assim não pode comer. Em vez disso, usa esse tempo para se acasalar e pôr ovos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário